Você dorme mal e acorda de madrugada com insônia?

Insônia

O que você vai encontrar...

Insônia

Você deve estar cansado de não dormir à noite e acordar destruído no dia seguinte! A dificuldade com o sono é rotina de muita gente que sofre por não dormir direito. Estima-se que um terço da população adulta sofre de insônia, conforme aponta um artigo publicado pelo Jornal Elsevier¹.

Dificuldade de pegar no sono, manter por toda uma noite ou ter um sono agitado são características de quem sofre desse mal. E, basta somente uma destas situações para abalar o dia seguinte. Você se sente cansado, irritado, mal humorado, com dificuldade para enxergar, com baixa concentração… e claro, o dia não rende e você tem a sensação de parecer ser um zumbi.

Como sei se é patológico?

A insônia pode surgir por alguma condição específica que você esteja vivendo, como por exemplo, se está há poucos dias do seu casamento. Porém, se não houver nenhum evento que justifique então partimos para a análise de outras coisas que podem estar influenciando seu sono. E aqui podemos incluir alguns comportamentos:

-> ficar no computador ou celular até tarde da noite

-> permanecer fazendo algo que exija muita atenção no período noturno

Esses costumes ativam a mente e a mantém em um estado acelerado em um momento que já deveria estar entrando em desaceleração para o dormir.

O corpo e mente precisam de um preparo para entrar no sono. Se manter nessas atividades até a hora de dormir é prejudicial. Fechar o computador e acreditar que vai  fechar os olhos e ter um sono profundo e restaurador pode ser um engano. O corpo não funciona assim. É preciso desse momento de “despressurização” para dormir.

O que acaba acontecendo é que se você começar a prestar atenção vai acabar percebendo o motivo ou até mesmo os motivos, pois podem ser mais que um. Uma vez aplicada é até capaz que você resolva seu problema sozinho sem precisar de ir ao especialista. Porém, se a insônia persistir por mais de um mês pode ser considerada patológica e, aí sim, é preciso de um especialista para analisar outras causas.

Importância do Sono

É o momento de recuperação do corpo e mente. É nessa hora que o sistema imunológico se fortalece, a memória se consolida e a saúde é retomada. Não é por acaso que o homem passa praticamente um terço do dia dormindo. Dormir é uma necessidade básica e não uma opção.

Tem gente que opta por dormir menos horas por noite. A finalidade é ganhar mais tempo acordado e assim fazer coisas de seu interesse e produzir mais. O próprio ritmo de vida de nossa época coopera para este pensamento. Certamente a demanda de tempo para cumprir compromissos está crescendo, e, trabalhar, satisfazer desejos, sonhos e aproveitar a vida está custando horas de sono.

Porém, por mais que essa seja uma realidade, mesmo assim, dormir é preciso!

 

Saiba Tudo Sobre Saúde Emocional

Mas o que acontece se dormir pouco?

Vale destacar que a falta de sono é muito prejudicial para a saúde do corpo e cérebro! Pesquisas relacionam o menor tempo de sono com a redução do tempo de vida e maiores chances de desenvolver doenças.

Isso porque a privação pode causar transtornos emocionais, dificuldade de memória, déficit de atenção, aumento de risco de acidentes, perda de habilidades motoras, tensão, dor de cabeça, angústia ou ansiedade. Além disso, quem padece de insônia frequentemente perde o ânimo, a energia e a vontade de se relacionar com as pessoas. O número desses sintomas pode variar de pessoa para pessoa, mas normalmente o insone apresenta ao menos uma dessas queixas.

Tempo ideal de sono

Uma pesquisa realizada pela Academia Americana de Medicina do Sono (AASM) juntamente com a Sociedade de Pesquisa do Sono (SRS) aponta a quantidade ideal de sono necessária para a promoção da saúde.

  • Adultos devem dormir 7 horas ou mais por noite
  • Jovens adultos precisam de mais de 9 horas

Essa faixa de duração de sono é recomendada para pessoas saudáveis. É claro que uma pequena variação das horas de sono pode acontecer de pessoa para pessoa.

Remédios: é bom ou ruim?

Porém, se o doutor diz que sua saúde física está boa e indica fazer terapia, então temos um caso psicológico.

Claro que ninguém consegue viver sem dormir nem mesmo por poucos dias. O desespero bate e, por mais que não queira acaba aderindo ao médico:” doutor não consigo dormir me dá um remédio?” Mas o quanto que isso é bom ou ruim?

O remédio é bom para ajudar a reduzir os sintoma e a retomar a rotina de dormir. Dessa forma você consegue cumprir com seus compromissos durante o dia. Portanto, o remédio vai ajudar sim e muitas vezes é necessário para você se sentir melhor.
Porém, se o doutor diz que sua saúde física está boa e indica fazer terapia, então temos um caso psicológico.

Você também pode se interessar por este assunto: Se preciso ir ao psicólogo é porque meu caso é grave?
 

Ok, é psicológico. Mas quais as causas?

Muitas são as causas psicológicas que cooperam para o desenvolvimento da insônia:

– Incerteza do futuro

– Insegurança

– Conflitos nas relações

– Pressão no trabalho

– Estresse

– Ansiedade

– Excesso de preocupação

– Experiência traumática

Aqui a análise é feita com mais detalhes com o psicoterapeuta que irá tratar do seu caso. O tratamento é individualizado pois, cada caso é especialmente diferente do outro.

Você também pode se interessar por: Meus pensamentos não param, me sinto cansado
Você também pode se interessar por: Por que tenho ansiedade? Quais são as causas?

O que fazer para começar a dormir melhor hoje

Uma das primeiras coisas a fazer é diminuir o café e produtos que contenham cafeína: chá verde, mate, energéticos, refrigerantes de cola e chocolates. Estes alimentos impedem que os sinalizadores de cansaço cheguem ao cérebro, impedindo-o de discernir se é hora de dormir.

Uma outra atitude muito importante é manter uma rotina de sono.

– Defina o horário que deseja acordar e coloque o despertador. Se tiver insônia durante a noite levante mesmo assim no horário programado.

– Defina também o horário que quer dormir. Vá para a cama duas horas antes. Diminua as luzes, relaxe, desligue o celular, computador, tire todos os estímulos, leia um livro ou ouça músicas mais tranquilas. O sono vai chegando aos poucos. Faça o teste de depois me conta se deu certo.

🙂 E se você conhece alguém que está passando por isso demonstre sua preocupação com ela e compartilhe esse artigo!

Veja aqui tudo sobre Saúde Emocional

Referências

1. Damien Léger a, Charles M. Morin b, Makoto Uchiyama, Zalmaï Hakimi, Sandrine Cure, James K. Walsh – Chronic insomnia, quality-of-life, and utility scores: Comparison with good sleepers in a cross-sectional international survey – Sleep Medicine 13 (2012) 43–51 – Elsevier.

2. Watson NF, Badr MS, Belenky G, Bliwise DL, Buxton OM, Buysse D, et al. . Recommended amount of sleep for a healthy adult: a joint consensus statement of the American academy of sleep medicine and sleep research society. Sleep. (2015) 38:843–4. 10.5665/sleep.4716 – DOI – PMC – PubMed

3. Pereira, MEC – A insônia, o sono ruim e o dormir em paz: a “erótica do sono” em tempos de Lexotan – Trabalho apresentado no VI Fórum Brasileiro de Psicanálise, São Leopoldo, RS, em julho de 2001.

Fique Por Dentro de Suas Emoções

Assine Nossa Newsletter

Fique Por Dentro de Suas Emoções

Assine Nossa Newsletter

Últimos Posts

Sobre a Autora

Categorias

Gostou? Compartilhe!

Talvez você se interesse por...

Dúvidas e Agendamento? Entre em contato!