Por que o sofrimento psicológico tem aumentado tanto?

Mulher com sofrimento psicológico

O que você vai encontrar...

Mulher com sofrimento psicológico

Introdução

Virou rotina receber a notícia de que alguém que conhecemos está com algum sofrimento psicológico como depressão, síndrome do pânico ou ansiedade. Em 1930 Freud já falava de um mal estar na civilização que aparece de um conflito gerado entre querer atender nossos desejos e o dos outros ao mesmo tempo. Décadas depois nada mudou e continuamos a viver este conflito diariamente.

Muitas são as causas que contribuem para gerar esse desconforto: o consumo, a incapacidade de aceitar o diferente, a indiferença das pessoas umas com as outras, a violência, o extremismo, o baixo apoio político e governamental são alguns deles. E, muitas delas acabam desencadeando doenças psíquicas ao longo do tempo.

Como cada um deles pode interferir na saúde emocional

Comparação

Com a era das redes sociais a comparação acabou se intensificando e se tornando uma das principais causas de interferência na saúde emocional. Isso porque após percorrer as mídias sociais por alguns minutos as pessoas tendem a se comparar com os outros e se sentir tristes e inadequadas com sua própria vida. Baixa autoestima, depressão e neuroticismo são facilmente desenvolvidos com o uso frequente das redes sociais. 

Um dos problemas das mídias sociais é que as pessoas compartilham apenas uma parte de suas vidas com o público e podem deixar de fora algumas de suas experiências mais negativas. A comparação social negativa pode se tornar difícil de evitar nas mídias sociais, pois você vê momentos dos relacionamentos de outras pessoas, vida familiar e vidas aparentemente perfeitas. As pessoas podem transformar seu feed de mídia social em um destaque, mesmo que seja feito sem querer e fazer os outros sentirem que suas vidas são inferiores. As pessoas tentam criar versões ideais de si mesmas na internet e a pressão para manter a aparência de felicidade pode levar à depressão. Eles escolhem esconder os aspectos negativos de suas vidas e ainda comparam esses momentos de bastidores com os destaques de outras pessoas online. 

Não estou dizendo que as redes sociais são unicamente ruins ou destrutivas. No post abaixo você pode ver com mais detalhes o lado positivo  e negativo desses aplicativos.

Você também pode se interessar por: Consequências da exposição às Redes Sociais na Autoestima

 

Cultura do consumo

Diariamente grande quantidade de informações são disparadas pela mídia com o marketing de incentivo ao consumo. Essa é a cultura do capitalismo. Mas como o consumo impacta a saúde emocional?

O estímulo constante do consumo impacta no desejo de possuir produtos e serviços mesmo que não seja essencial naquele momento. Inevitavelmente a cultura do conquistar os objetos se encarrega de aumentar a preocupação em ganhar dinheiro para suprir essas vontades. E, com o objetivo de comprar roupas, viagens, carro do ano e tantas outras aumenta a preocupação em ganhar mais dinheiro.

Desta maneira se adere a um ciclo de realizar os desejos de consumo automaticamente sem mesmo se perguntar se aquilo é realmente necessário à ela naquele momento fazendo compras até mesmo impulsivamente. O que pode até gerar dívidas desnecessárias.

Estas ações podem estar ligadas ao desejo inconsciente de se sentir pertencente a um grupo ou a sociedade que vive. Sabe aquele desejo de comprar “aquele” carro pode ter a intenção de provar, àquele parente que desfila carros, que você também é capaz.

Muitas vezes essa não é nem mesmo percebida e a pessoa age de forma inconsciente.

Não há nada de errado em consumir! A questão é o quanto isso impacta negativamente na saúde emocional.

Veja aqui tudo sobre Saúde Emocional

Individualismo

Outro fator de desconforto do ser humano e, com grandes consequências no coletivo, é o pensar somente em si, sem se importar com os demais.

Nas últimas décadas a indiferença com o outro vem aumentando em função do benefício individual. É uma guerra onde se faz o que for preciso para conquistar seus interesses.

Não há mais laços de solidariedade e o ser humano sofre com o descaso do outro e sente o impacto do mal-estar que está implicado no meio que vive.

Política

As evidências de corrupção que vem vindo à tona nos últimos anos afetam diretamente o bem-estar da população. O desvio de verba pública deixa de ser aplicado em saúde, educação, infraestrutura e habitação. Deixa o indivíduo, especialmente os mais necessitados, à mercê do nada.

O desvio dessas verbas não é o único problema que a sociedade sofre com a corrupção, mas existe um complementar: a impunidade, que tira a esperança do indivíduo.

Fanatismo

Muitas vezes a defesa desmedida de crenças e opiniões, seja ela a favor de uma religião, ideologia, clube de futebol ou partido político, pode resultar em absoluta intolerância com os que não compartilham de suas convicções. A forma de pensar seguindo estas características é radical e pode convencer a pessoa até mesmo a cometer atos insanos e de violência, que tiram a liberdade e gera insegurança em toda a humanidade.

Mas não precisa ir ao extremo de uma violência para perceber a incapacidade de aceitar a opinião e valor do outro. Um fã da Apple pode olhar com desdém para qualquer aparelho com software Android, o que atesta o quanto a crença absoluta é a única verdade para quem é mais radical. Mas, nem sempre o que é bom para uma pessoa é necessariamente à outra. Entender que o outro tem uma ideia ou visão diferente da nossa é indispensável para se viver melhor e evitar o sofrimento.

Conclusão

Muitos são os fatores que podem levar ao sofrimento psíquico, mas estes que falamos, acredito ser bastante importante para entender porque muitas pessoas estão desenvolvendo doenças psíquicas atualmente.

Todas estas situações vividas na sociedade impactam em um mal estar para a maioria, mas o grande problema é que não se percebe de onde vem e continua a viver nesta angústia diariamente.

A preocupação, insegurança e a falta de esperança tomaram conta do indivíduo. Como muitos não conseguem lidar com tanta pressão acaba somatizando e desenvolvendo as temidas doenças psíquicas.

A sensação é que nestes últimos anos o fanatismo, o individualismo, o descaso com o outro, a violência, o caos político e o desamparo do governo tem aumentado enormemente e torna ainda mais difícil suportar todos estes problemas acontecendo ao mesmo tempo.

Mas nem tudo está perdido. Começar a pensar em ser mais autêntico e buscar seus próprios desejos sem se preocupar com que o outro vai pensar já é um grande começo. E isso você pode começar a fazer agora!

Referências

Lee JK. The effects of social comparison orientation on psychological well-being in social networking sites: Serial mediation of perceived social support and self-esteem. Curr Psychol. 2022;41(9):6247-6259. doi: 10.1007/s12144-020-01114-3. Epub 2020 Oct 14. PMID: 33078053; PMCID: PMC7556555.

Fique Por Dentro de Suas Emoções

Assine Nossa Newsletter

Fique Por Dentro de Suas Emoções

Assine Nossa Newsletter

Últimos Posts

Sobre a Autora

Categorias

Gostou? Compartilhe!

Talvez você se interesse por...

Dúvidas e Agendamento? Entre em contato!