O que é autoestima. Quais os impactos na sua vida.

Autoestima

O que você vai encontrar...

Autoestima

Compreendendo a Autoestima

Autoestima é a forma como você se vê. É a forma como vê sua competência e valor próprio. A competência está relacionada a sua autoconfiança e o valor, ao autorrespeito. Isso quer dizer que é a capacidade de se valorizar, reconhecer seu valor e se sentir satisfeita do jeito que você é. 

Isso não quer dizer que você precise se conformar e aceitar tudo em você. Mas quer dizer que há coisas que vai desejar melhorar e se aprimorar, porém, você sabe reconhecer que tem coisas que gosta e se sente satisfeita por elas.

Normalmente a autoestima é relacionada à beleza física, no entanto o que ela engloba vai muito além da parte externa do corpo e compreende a personalidade, comportamento, temperamento e papéis sociais que você desenvolve.

Onde ela impacta em sua vida

A forma como você se vê é muito importante. Isso porque ela tem impacto em todas as áreas: relacionamento, sexo, trabalho… e até mesmo acaba por determinar o sucesso ou não em sua vida. 

Seja a autoestima elevada, média ou baixa as consequências de qualquer uma delas são inevitáveis. Do ponto de vista negativo você pode desenvolver : 

– ansiedade
– depressão
– abuso de álcool e drogas

– baixo rendimento no trabalho
– problemas nos relacionamentos

– suicídio e até crimes 

Já na média você é capaz de flutuar entre sentir-se adequada e inadequada, certa ou errada… sempre beirando a incerteza, insegurança, falta de autoconhecimento e tristeza. Já do lado oposto, a autoestima elevada te faz se sentir muito bem, mais forte! Além de contribuir para um baixo risco de desenvolver qualquer um dos problemas acima. 

Você também pode se interessar por: Autoestima:  a importância de viver conscientemente.

Explicando melhor...

Ter uma autoestima elevada é se sentir confiante e adequada à vida; é sentir competente e merecedora. Por outro lado, a baixa te faz se sentir inadequada à vida; sentir-se errada como pessoa. 

No entanto, muitas pessoas sofrem por não se sentir suficiente, com insegurança, dúvidas, culpa, medo e não percebe que pode estar relacionado à baixa autoestima.

Você também pode se interessar por: O que é Saúde Emocional. Como cuidar.

Os diversos graus de autoestima

Não existe ninguém que não tenha nada de autoestima assim como também não existe ninguém que não tenha condições de desenvolve-la. A boa autoestima é possível à todos!

Desenvolver a autoestima é desenvolver a convicção de que você é capaz de viver e ser merecedora da felicidade, e que pode enfrentar a vida com mais confiança, boa vontade e otimismo. Tudo isso é tão importante porque te ajuda a atingir suas metas e a se sentir mais realizada. Além de te preparar para lidar com as adversidades com maior probabilidade de sucesso. E sobretudo, te possibilita ter relações saudáveis em vez de destrutivas.

A Autoestima e a forma de tratar os outros

Quando você tem autoestima elevada sua forma de se relacionar com as pessoas é diferente. É isso mesmo! Você se sente segura e forte o suficiente para tratar bem os outros. Dessa forma, você não passa a somente se tratar melhor, mas também as pessoas que estão ao seu redor. 

– Quem está neste grau sabe tratar bem e ser respeitada pelos outros. 

– Não permite que ninguém ultrapasse seu limite por achar que você é boazinha. 

– Trata bem ao mesmo tempo que impõe limite e respeito. 

Assim, as relações se tornam mais agradáveis e saudáveis para todo mundo!

Quem distrata os outros normalmente são pessoas com baixa autoestima. Fazem assim por se sentir ameaçada. Já quem conquistou a autoestima elevada tem mais segurança. Sente que tratar bem os outros é uma forma de agradar e conquistar novas amizades e assim se sentir mais amada e feliz. E essa alegria é vivida até nas coisas mais simples como ser grata por acordar pela manhã e ter um dia ensolarado à sua espera. 

O mais legal é que isso é contagiante e percebida pelas pessoas ao seu redor. E quem não gosta de estar ao lado de gente assim? É justamente o oposto de quem tem baixa autoestima, que não tem essa alegria intrínseca e normalmente sente um vazio interior.

Saiba Tudo Sobre Autoestima

A Autoestima é pessoal e intransferível

Apesar da autoestima ser uma experiência íntima e relacionada ao que você pensa sobre você. Ela vem de dentro. Não depende de reconhecimento dos outros, nem tampouco de ter mais dinheiro ou bens, ou ainda de ter um bom casamento, de ser reconhecido ou por ter “aquele” corpo que todo mundo quer ter.

Claro que sabemos que tudo isso é bom e pode ajudar você a ter mais conforto, mas isso não muda sua autoestima. A verdadeira autoestima se mantém mesmo que você não tenha nenhuma dessas coisas ou apoio das pessoas.

A autoestima é um processo evolutivo de consciência própria. Quando se entende que ela é dessa forma você perceberá quantas tolices há em acreditar que se: “eu ganhasse mais dinheiro”, “trocasse meu carro por um zero”, “eu ….” aí sim me sentiria bem comigo, com os meus amigos e eles me reconheceriam! NÂO!!! Isso não vai mudar sua autoestima. Tudo isso é externo e o que estamos falando aqui é de um processo interno de auto consciência. 

Portanto, para você se sentir bem com você, com seus amigos e ser reconhecida você precisa mudar o interno. É sua sensação de valor e competência de si que precisa melhorar. Você pode gerar essa mudança e viver essa experiência tão satisfatória. Faça isso por você! Se dê esse direito!


Referências

Branden, Natheniel – Autoestima Como aprender a gostar mais de si mesmo – Ed. Saraiva.

Nguyen DT, Wright EP, Dedding C, Pham TT and  Bunders J (2019) Low Self-Esteem and Its Association With Anxiety, Depression,  and Suicidal Ideation in  Vietnamese Secondary  School Students: A Cross-Sectional Study. Front.  Psychiatry 10:698. doi:  10.3389/fpsyt.2019.00698 

Fique Por Dentro de Suas Emoções

Assine Nossa Newsletter

Fique Por Dentro de Suas Emoções

Assine Nossa Newsletter

Últimos Posts

Sobre a Autora

Categorias

Gostou? Compartilhe!

Talvez você se interesse por...

Dúvidas e Agendamento? Entre em contato!