Viver conscientemente
Para ter sucesso em qualquer área na vida é preciso definir metas e as tarefas necessárias para atingi-la. E, para aumentar autoestima é necessário seguir o mesmo processo. No caso da autoestima você já sabe o que quer, agora resta saber o que é preciso para chegar lá.
Assim sendo, vamos começar dando relevância a um elemento essencial: VIVER CONSCIENTEMENTE. Essa é a chave que abre a porta da autoestima.
Você também pode se interessar por: O que é Autoestima. Quais os impactos na sua vida.
Mas o que é viver conscientemente?
É estar ciente de seus sentimentos, ações, propósitos, valores e objetivos diante de algo ou de alguma situação. É ter consciência da realidade do seu mundo interior e também exterior. É perceber como você está se sentindo neste cenário.
Seu nível de consciência pode ser grande ou pequeno. Mas seja lá qual for, a partir de agora, você pode escolher mudar e melhorar ainda mais. É certo que quanto mais se permitir reconhecer a realidade maior será a clareza que terá sobre você mesma É uma questão de escolha. O bom nisso tudo é que a medida que aumenta seu grau de consciência mais próxima fica de conquistar sua autoconfiança e autorrespeito.
Escolhas mais assertivas
Optar por ter mais consciência vai além do objetivo de aumentar a autoestima. Uma vez que passa a ter uma visão mais ampliada sobre você diante dessa situação, naturalmente acaba diminuindo as chances de tomar uma decisão errada. E, mesmo que as outras pessoas não saibam da sua falha, você sabe que tomar uma decisão errada tem um impacto sobre você mesma. Vai se sentir mal e até culpada. Isso mexe com a forma como você vai se avaliar e certamente mexerá com sua autoestima. Portanto, uma decisão que é tomada conscientemente evita que você erre, além de poupar dor de cabeça e problemas no futuro.
Assim sendo, a autoestima é construída de acordo com sua consciência. Viver conscientemente implica respeitar os fatos da realidade que compreende seu mundo interior e também os do mundo exterior.
Você também pode se interessar por: Indeciso para uma decisão importante?
Inteligência x Nível de Consciência
Viver conscientemente independe do nível de inteligência. Portanto, ninguém precisa ter um QI elevado para isso. Todas as pessoas tem condições para se ter consciência. Viver conscientemente depende especialmente de estar cônscio de tudo o que afeta os seus atos, propósitos, valores e metas.
CONSCIÊNCIA É PODER!
Você não precisa gostar do que vê
Já ouvi várias vezes a frase “Se escolhi por não ver, isso não existe” ou “O que os olhos não vêem o coração não sente”. São exemplos de como a pessoa não deseja ver a realidade. Nestes casos ela está consciente de sua escolha em não querer ver a realidade. Isso quer dizer que está tomando a decisão de não querer ver, no entanto, sem levar em consideração a realidade que da situação. Por mais que não se goste do que se vê a realidade é absoluta e imutável.
Ter consciência não significa que é preciso gostar do que você vê, mas reconhecer o que é e o que não é a realidade. Portanto, ter medo ou negar não altera a realidade dos fatos.
Uma decisão consciente
Após alguns meses de convivência com seu namorado Ester já pode perceber o quanto ele era um homem que se preocupava bastante com ele mesmo. Individualista e muitas vezes vivendo seu mundo particular. Porém, era o cara mais excitante e interessante que Ester já tinha conhecido. Tinha plena consciência desse seu lado negativo, mas também desse outro lado que a atraia muito. Sabia que aquele era o jeito dele. Decidiu se casar com ele. Hoje se diz muito feliz no seu relacionamento. Se questiona porque as pessoas ficam magoadas ou chocadas com o modo de ser de seus companheiros. “A maneira de ser das pessoas é tão obvia, basta apenas prestar atenção! Nunca fui mais feliz em minha vida do que sou agora, nesse casamento, mas não porque diga a mim mesma que o meu marido é ‘perfeito’ ou ‘sem defeitos’. Sabe, acho que é por isso que aprecio tanto a força e as virtudes dele. EU QUERO VER TUDO”.
Como saber se tenho consciência
Você pode começar a perceber seu nível de consciência quando:
– Escolhe pensar, mesmo quando é difícil, ao invés de não pensar
– Respeita a realidade, mesmo sendo desagradável ou dolorosa, ao invés de se manter fugindo dela
– Tem vontade de corrigir seus enganos ao invés de se manter no erro
– Assume os riscos, mesmo quando é difícil, ao invés de ficar inerte
– É honesta com você mesma ao assumir seus atos, ao invés de escondê-los
– Se responsabiliza pela ação na qual está engajada, ao invés de colocar a culpa no outro
– É independente para mudar sua própria autoestima, ao invés de esperar mudança nos outros
Independência Intelectual
Certamente, uma das coisas mais importantes relacionadas com o viver conscientemente é a independência intelectual. Uma pessoa não pode pensar com a mente de outra. Podemos aprender uns com os outros, mas ao final é você quem muda sua mente.
É claro que às vezes você pode ser influenciada pelos outros, mas nada disso muda sua forma de compreender as coisas e analisa-las com seu próprio discernimento. Pensar independentemente – sobre o seu trabalho, suas relações, os valores que orientam sua vida – é “viver conscientemente”. E a independência é uma virtude da autoestima.
Saiba Tudo Sobre Autoestima
Mas como melhorar minha autoestima
O livro Autoestima – Como aprender a gostar mais de si mesmo propõe alguns exercícios que adoro. São muitos eficazes. Veja alguns deles que vão te ajudar a melhorar a consciência sobre sua autoestima. Dê ao menos 3 respostas para cada uma delas. Não pense muito. Escreva o que vier à sua mente. Não se censure!
- Quais áreas da sua vida você atua com mais consciência? Quais a que tem menos consciência? Faça uma lista para cada tipo. Explore o máximo.
- Pense sobre o que pode estar dificultando você ter um nível mais elevado de consciência nas coisas que identificou ter menos consciência. Por exemplo: “O bom de não estar plenamente consciente disso é ...” ou “Se eu estivesse plenamente consciente disso ...”
- Agora reflita sobre as áreas que você tem mais consciência. Por exemplo: “o difícil de estar consciente nisso é...”
Concluindo
Fazer esses exercícios já te habilita a começar a viver mais conscientemente e, certamente, elevar sua sua autoestima! Pequenos passos todos os dias somam muito no final. Se você dedica 1% a cada dia ao final de um mês você vai estar 30% melhor do que estava quando começou! Boa jornada!