Muito provavelmente você já ouviu falar sobre os benefícios de cuidar de sua saúde mental. Portanto, sabe o quanto isso é fundamental para o bem estar e desenvolvimento de nossa capacidade nas diversas tarefas. E por isso você está aqui! Mas como buscar por ajuda psicológica de forma responsável e sob o acompanhamento de um profissional competente?
Em caso de Emergência
Se o seu caso é latente, e você se sente muito sozinho, precisando conversar com alguém urgentemente, você pode ligar para o número 141. Lá poderá falar de forma anônima com um atendente do CVV – Centro de Valorização da Vida que, por sua vez, foi treinado para isso.
Procurando por Consulta Particular
Já se não for urgente você pode procurar por ajuda psicológica na rede particular. Nesse caso, o primeiro passo é saber se o seu plano de saúde cobre esse tipo de atendimento. Em caso negativo, ou se você não puder arcar com as despesas de uma terapia, não se preocupe! No fim desta publicação, disponibilizei algumas opções gratuitas em São Paulo.
Assim como em todas as profissões, existem uma série de profissionais diferentes, com um tipo único de formação. Há quem diga que psicólogos recém-formados não são indicados pela falta de experiência. No entanto, é preciso considerar que fatores como a formação, a dedicação, domínio da técnica e também a forma de se comunicar, que podem fazer diferença na hora de atender e obter resultados, independentemente do tempo de experiência.
Se você optar em seguir na rede particular certamente o primeiro passo a ser dado é marcar uma consulta. Só assim você pode dizer se gostou ou não do terapeuta, e criar sua primeira impressão. É importante que você esteja à vontade para ser honesto com ele. Busque contatos com pessoas de sua confiança ou pergunte à clínicas de saúde. Neste item também posso te ajudar. É só entrar em contato comigo por aqui!
Saiba tudo sobre Terapia
Casos mais Graves
Em situações mais graves, o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) é uma boa opção. É uma forma acessível para os casos encaminhados aos hospitais psiquiátricos. Além disso você pode contar com profissionais que oferecem um atendimento humanizado e preservam a integridade do paciente, assim como as unidades terapêuticas. Funciona 24 horas por dia e todos os dias da semana.
Atendimentos Gratuitos
Você pode encontrar alguns endereços e contatos para atendimento psicológico gratuito através dos telefones abaixo. Todos são realizados por estagiários do curso de Psicologia que são supervisionados por um grupo de professores responsáveis pela clínica.
CPA (Centro de Psicologia Aplicada) da UNIP
O Centro oferece gratuitamente atendimento psicológico a crianças, adolescentes, adultos, famílias e casais. Oferecem avaliação psicológica e tratamento de transtornos comportamentais, emocionais, e de distúrbios afetivos, relacionais e de conduta.
Telefone: (11) 3341-4250
Site: https://www.unip.br/universidade/clinicas/cpa.aspx
Plantão de Acolhimento Psicológico Psicológico (PAP) do Instituto de Psicologia da USP
O Instituto atende pessoas acima de 18 anos. Destinado para quem está em busca de escuta e cuidado em momentos emergenciais. Portanto, o plantão psicológico não é um atendimento contínuo.
E-mail: pap_ipusp@usp.br
Site: https://www.ip.usp.br/site/plantao-de-acolhimento-psicologico-psicologico-pap/
PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
A clínica oferece atendimento psicológico para todas as faixas etárias, nas modalidades: individual, grupo, casal e familiar, em diversos enfoques teóricos e para todas as idades. São também desenvolvidos atendimentos para demandas específicas de acompanhamento psicológico, tais como, Processos de Luto, Dificuldades nos Relacionamentos, Questões Relativas ao Trabalho, Orientação Vocacional/Profissional e outros.
Telefone: (11) 3862-6070
Site: https://www.pucsp.br/clinica/atendimento.html
Por fim, se você não é de São Paulo e as Universidades acima estão distante de você procure uma mais próxima da sua região, a maioria delas oferecem ajuda psicológica gratuita.