Pode até soar estranho mas as emoções negativas não são tão ruins quanto parecem!
Emoções surgem automaticamente como resposta a acontecimentos que de alguma maneira mexem com você. A sensação sentida imediatamente após o início desse evento é a própria emoção se manifestando. Se gostou ou não do que percebeu isso é rapidamente demonstrado com a emoção que surge. Elas dizem sobre você antes mesmo de você percebê-las.
Emoções comunicam o que você sente!
Muitas vezes, são evitadas por causar dor. Existem vários motivos para as pessoas se distanciarem delas e está relacionado ao medo de sofrer.
Apesar desse lado negativo elas são importantes por fornecer informações valiosas de como você está se sentindo. Perceber a emoção é o primeiro passo para se conhecer mais e melhorar a qualidade de suas relações, inclusive com você mesmo. Por isso é importante vivenciá-lo ao menos pelo tempo suficiente para perceber com mais clareza a emoção que surgiu.
Quando ela aparece e você a identifica é quando surge a oportunidade de assimilar como recebeu o que aconteceu, como reagiu e como gostaria de ter reagido. Compreendendo-as é possível saber o que é preciso fazer para suprir a sua necessidade, ou seja, o que realmente deseja.
As reações vão sendo aos poucos aprimoradas com as experiências ao longo da vida!
A emoção é um alerta que não pode ser negligenciado! Além de ser a oportunidade para se conhecer e se aprimorar emocionalmente, é a partir dela que você também tem a oportunidade de comunicar aos outros o que sente.
Não dar atenção à emoção e não expressar o que sente pode te deprimir, gerar uma tensão e até mesmo uma simples dor de cabeça.
Saiba Tudo Sobre Saúde Emocional
A boa notícia é que essas emoções podem ser mudadas! Mas como?
Antes de explicar é preciso entender o que são as emoções. Temos diferentes emoções. Algumas delas deixam você mal, pra baixo: vergonha, medo, tristeza, braveza e desgostoso são algumas delas. E outras, que te deixam bem e de alto astral como um momento de alegria e felicidade. Como você pode ver a quantidade de emoções negativas é maior que as positivas e essa notícia não é tão boa!
As emoções tendem a se tornar ainda mais negativas se você luta contra elas. Se permitir que simplesmente existam e que fazem parte do seu ser torna a sensação menos pesada e mais fácil de lidar. Mas, apesar desse lado ruim são justamente elas que ajudam na sua evolução emocional e melhora nas relações.
Você pode experienciar e expressar diferentes sentimentos de esperança, irritação, ansiedade, excitação, sozinho, desconfiança, vergonha, contentamento. Esses sentimentos surgem a partir das emoções. A propósito, a desconfiança surge do medo, assim como o se sentir sozinho vem da tristeza.
Emoções nem sempre trazem boas informações sobre você e muitas delas podem até te deixar envergonhado por senti-la. Algumas vezes encobre sua verdadeira emoção e mostra uma outra oposta.
Por exemplo: se sente triste e se mostra furioso. Na verdade o que mais gostaria de ter naquele momento é a compreensão e o conforto de alguém, mas o que consegue é justamente o contrário. Porém se a pessoa te conhece bem vai perceber o que de fato você gostaria de ter e será capaz de te dar toda a compreensão que busca.
Algumas vezes o sentimento pode vir confuso por vivências do passado. Se quando criança você tinha muito medo e cresce com esse sentimento passa a se proteger para não se machucar novamente. Sentir medo é normal e não há nenhum problema em senti-lo e por isso não precisa se proteger a todo momento. Permitir sentir e aceitar que ele faz parte de todos nós o torna menor.
Você pode mudar o nível do seu medo e se proteger sem precisar direciona-lo à outra pessoa. Você pode se segurar com as críticas que podem surgir, por mais que seja dolorido. Se dê a chance de ter pessoas importantes de volta mesmo com medo de ser machucado de novo. Você se sente melhor quando está consciente de sua emoção, mesmo que possa causar dor.
Ao invés de ficar preso aos velhos sentimentos as emoções ajudam a perceber o que realmente você precisa. Pode confiar! Elas não falham!
Você pode mudar suas emoções se:
- Estiver atento a elas;
- Sendo paciente com você mesmo;
- Aceitando que tem emoções que não são boas e nem bem vistas por você e por outras pessoas;
- Falando sobre suas verdadeiras emoções com alguém. Tudo fica mais fácil quando você tem o suporte de alguém que te ajude! E se sentir dificuldade em perceber suas emoções aqui vai uma dica!
Uma boa maneira para ajudar a perceber é usar uma técnica que se chama focusing. Nela você se coloca em algum lugar sozinho, se pergunta “o que se passa’ “o que é isso que sinto”. A seguir se mantenha quieto por alguns minutos e preste atenção ao que seu corpo diz. Não pense em nada e não tente influenciar, apenas perceba o que o corpo diz. Se vaguear volte à sua pergunta.
E para finalizar, aproveite tudo o que viu até aqui e Mude sua Emoção com a Própria Emoção!
Referências bibliográficas
Animação Sobre Emoções: https://youtu.be/SJOjpprbfeE?si=G-nUC8m_0jichvlW
Pires, Antonio Pazo – Psicoterapia psicanalítica focada nas emoções