NÃO! Ir ao psicólogo não quer dizer que você tem uma doença grave ou está enlouquecendo. O estigma é grande e muita gente ainda acredita que psicólogo e doença grave estão relacionadas, o que faz muitas pessoas fugirem dos consultórios de psicologia. Mas para o alívio de todos as coisas não são bem assim! Aliás está longe disso. As coisas são mais simples do que se pensa. O psicólogo existe justamente para evitar que situações como essa se desenvolvam.
Como assim?
Assim como as doenças físicas surgem, avançam e vão se tornando mais grave à medida que não são tratadas, com o psicológico é a mesma coisa! Incômodos simples do cotidiano que se estendem por longos períodos ou se repetem com frequência colaboram para o desenvolvimento de um desequilíbrio psicológico. Porém, quanto antes iniciar um tratamento se evita o agravamento e se torne um problema ainda maior.
Você também pode se interessar por: Meus pensamentos não param. Me sinto cansado.
Algumas situações que indicam que é hora de procurar um psicólogo
- Quando você sente que está com dificuldades em se concentrar no trabalho ou está muito irritado;
- Quando procura se isolar dos amigos, familiares, namorado, conjugue e as relações passam a ser pouco ou quase nenhuma.
- Quando sente medo intenso de sair de casa ou ir a algum lugar específico;
- Desânimo, e falta de esperança que causam tristeza e perda de vontade de fazer as coisas, inclusive as que gosta;
- Falta de apetite e mudanças no sono que deixam você cansado logo ao acordar;
- Medo e Insegurança intensos;
- Excesso de Tensão e Preocupação.
Todas elas, de uma maneira mais intensa ou não, interferem no seu desempenho e acaba atrapalhando ou até impedindo de realizar suas atividades diárias.
Situações como esses exemplos ou qualquer outra que chega a comprometer seus compromissos, obrigações e até mesmo o lazer pode ser um indício de que algo não está bem com seu emocional. E esse é o grande sinal! É ele o termômetro que indica a hora de procurar por um psicólogo.
Mas isso não quer dizer que você tenha uma doença grave!
Que situações podem atrapalhar seu dia?
- Separação, despejo e humilhação podem ser suficientes para gerar desestabilização emocional com preocupações, ansiedade, insegurança e desespero;
- A tentativa de mudar uma relação abusiva e não ter sucesso esperado, o que pode dar a sensação de impotência;
- Conflito no trabalho justamente em um momento que você não tem como de mudar de emprego.
Nem todo mundo que passa por qualquer uma delas necessariamente fica mal, mas sem dúvida são eventos importantes e que normalmente geram muito desgaste e se torna um obstáculo ao seu equilíbrio emocional.
Saiba tudo sobre Saúde Emocional
Como Superar
Um dos caminhos é contar com pessoas próximas e de confiança. Elas podem ajudar muito você a passar por momentos difíceis como esses. Elas podem te escutar, oferecer apoio emocional e ainda ajudar na solução do problema.
O famoso desabafo tem uma força muito grande. Infelizmente não é tão valorizado. O simples ato de falar sobre o problema permite que você “se ouça”. É um momento onde se cria a oportunidade de se ouvir enquanto conta a história. É como se contasse a história a você também.
Quando se está passando por um momento mais complicado você fica tão envolvido que não percebe que atitudes, muitas vezes simples, podem ajudar a superar e sair mais rápido dessa condição. É nessa troca que é possível perceber se existe uma relação do que você está vivendo e aquilo que pensa, fala e faz na vida.
Um outro benefício é que quem te escuta pode ter uma outra visão sobre o mesmo assunto, mas que até então não tinha passado por sua cabeça. Uma forma diferente de perceber e dar significados pode ajudar muito a solucionar o problema. Muitas vezes modificando a forma de ver a dificuldade já faz uma grande diferença.
Mas, se mesmo assim você ainda perceber que não melhorou aí é hora de procurar o psicólogo que poderá te ajudar com o auxílio técnico.
Referência Bibliográfica
BRASIL. Ministério da Saúde. Departamento de Atenção Básica. Cadernos da Atenção Básica n. 34. 2013.