Introdução
Quando se fala de saúde mental muitas pessoas acreditam se tratar de um assunto para loucos. Porém, saúde mental é a ciência que trata das emoções, sentimentos e do comportamento humano.
Apesar de fazer parte de cada um de nós e estar presente no dia a dia de todos, ainda são poucas as pessoas que param por alguns instantes para prestar atenção em sua saúde mental. Muito se sabe sobre o que acontece no exterior do corpo, nas doenças em cada órgão, na alimentação ideal e nos benefícios das atividades físicas, mas ainda pouco se sabe sobre a saúde mental.
Muitos realizam checkups do corpo anualmente com os mais complexos exames, dos mais simples aos mais complexos, usando tecnologia de ponta como forma de prevenção de doenças orgânicas, em contra partida poucas são as que pensam em fazer uma prevenção da saúde psíquica. Até parece não fazer parte da gente!
Somente quando alguma doença emocional (depressão, estresse, pânico) ou tristeza e angústia aparecem que se procura por ajuda. Neste momento o problema já existe e se busca pela solução de algo que já está instalado.
Apesar de ainda não fazer parte da cultura, aprender a dar mais atenção às emoções é fundamental para a saúde e traz benefícios para todo o corpo. Quem nunca ouviu um médico dizer “os seus exames mostram que você não tem alteração nenhuma, o problema que você tem é emocional”.
As emoções tem um peso muito importante na vida e é capaz de gerar doenças físicas. Porém, mesmo sabendo, há pouca prevenção para evitar doenças psicológicas, e acabamos convivendo com as angústias e incômodos diários.
Você também pode se interessar por: Por que uns sofrem com estresse e outros nem tanto?
Comece Algumas Mudanças Agora Mesmo
Uma boa saúde emocional começa quando se passa a prestar mais atenção nas emoções e na maneira de lidar com as diferentes situações de conflito que surgem. E, como é praticamente impossível escapar delas, é melhor aprender a encarar com o menor sofrimento possível.
Quando não estamos atentos ao estado emocional e sentimental gerado nessas situações e simplesmente reagimos instintivamente. Quando isso acontece, muitas das vezes vem o arrependimento e culpa por não ter reagido da forma que gostaríamos.
O que acontece é que não se conhece as forças e limitações de cada um diante uma determinada situação, porém, quando se passa a perceber até onde conseguimos lidar com algo, somos capazes de evitar o sofrimento.
O evitamento é feito de forma plenamente consciente, pois se sabe que se entregar e se envolver nesse conflito é desperdício de energia e tempo em algo que não acrescenta, muito pelo contrário, só atrapalha. Já uma pessoa que não conhece suas limitações, por alguma razão que ela mesmo desconhece, se sentirá incentivada a entrar neste conflito, gerando desgaste emocional e nas relações.
Portanto, procurar conhecer suas forças e limitações e se aprofundar nesse conhecimento é um bom começo para passar a ganhar uma boa saúde mental. O conhecimento de sua condição psicológica é o início do respeito por si mesmo.
Saiba Tudo Sobre Saúde Emocional
Colhendo os frutos
Uma vez conhecida as forças e limitações emocionais individuais automaticamente passa a nascer um respeito por si mesmo no sentido de evitá-los. E uma vez que nos respeitamos, sofremos menos.
Infelizmente ainda somos analfabetos emocionais. O que faz com que soframos em circunstâncias que seriam facilmente evitadas se já tivéssemos mais domínio do funcionamento de nossas emoções.
Quando nos conhecemos somos capazes de pensar qual a melhor atitude para cada situação conflituosa e passamos a tomar atitudes mais conscientes e mais adequada para o momento. Assim, conseguimos lidar melhor com os conflitos da vida que traz adoecimento mental.
Isso diminui a culpa e alivia a carga sentida quando essas emoções também afetam a outra pessoa. A medida que o conhecimento sobre nossas emoções evolui, passamos a lidar de forma mais madura conosco e as relações com o outro flui de forma mais leve.
Passar a conhecer melhor o funcionamento das próprias emoções implica em introduzir pequenas mudanças na vida que ajudarão a olhar essas situações sob um outro ponto de vista não percebido até então, evitando assim a frustração.
Assim, uma boa saúde mental é o cuidado necessário das emoções e que esse cuidado naturalmente previne o adoecimento emocional. Por isso que saúde mental não é coisa para louco, como ainda muitos acreditam, mas coisa para quem quer e se preocupa nos cuidados consigo mesmo.
Saúde mental é uma das maiores riquezas. Cuide de suas emoções você é o único responsável por ela.