Meus pensamentos não param, me sinto cansado

Mulher cansada por excesso de pensamento

O que você vai encontrar...

Mulher cansada por excesso de pensamento

Se sentir cansado com excesso de pensamentos é mais frequente do que se imagina.

A quantidade de pensamentos de uma pessoa comum gira em torno de 60.000 a 80.000 por dia e para quem pensa muito, como é o caso do ansioso, a quantidade pode chegar a 90.000, o que significa 12% mais que as pessoas não ansiosas.

De onde vem tantos pensamentos

O exagero de pensamentos está ligado ao excesso de: preocupaçõestarefas e compromissos da rotina diária

Podem aparecer por conta de problemas no trabalho, cobranças, senso de urgência; pela overdose de informação e tecnologia; surgem também pelas incertezas econômicas do país (em quanto isso pode impactar nas finanças pessoais); preocupações relacionadas às questões da casa e família e, além claro, da falta de tempo para tudo isso. Todos são pensamentos que frequentemente habitam a mente da maioria das pessoas.

Além deles tem ainda uma outra forma que cooperam para o exagero de estímulos de pensamentos que são os pensamentos indesejados. Esses normalmente estão relacionados às preocupações e vem acompanhado de afetos negativos. São do tipo que invade a mente e é difícil controlar.

Contando que cada uma dessas situações que, por si só já geram muitos pensamentos, temos ainda que considerar que eles se “multiplicam” em outros milhões de pensamentos com vários cenários que você vai criando na tentativa de encontrar solução para cada problema.

Isso quer dizer que cada situação que vem à mente um novo pensamento surge a partir dele e outro a partir desse segundo; e assim vai…. E assim a mente não para em nenhum instante. Fica acelerada e entra em um ciclo vicioso em torno da preocupação e das possíveis soluções.

Acompanhados por uma emoção

E tudo isso não vem sozinho, mas acompanhado de ao menos uma emoção. Essas emoções são normalmente negativas: insegurança, sentimento de impotência, tristeza. Dessa forma, é muito comum que pessoas nessa condição acorde de madrugada com insônia e seja invadido por essas preocupações.

Esses pensamentos ficam rondando a mente e se repetindo por toda uma noite, e, muitas vezes, quando se dá conta o dia amanheceu e você passou horas ruminando sobre o mesmo assunto. É uma situação que tem se intensificado bastante após o início da pandemia.

Constante estado de alerta

São muitos os estímulos e eles vem de toda parte. E por mais que se esforce, é praticamente impossível manter um controle. Quando se percebe lá está ele novamente! Deixando a mente em um constante estado de alerta. O cérebro não é capaz de desligar nunca.

Pensar é bom, mas pensar demais é uma bomba contra a saúde emocional. Esse estado exige demais do corpo físico e emocional. Para se ter uma ideia o cérebro ocupa 2% de nossa massa corporal, mas consome 20% da energia gasta em um dia.

Surpreendentemente, uma pessoa que pensa em excesso pode gastar mais energia do que vários trabalhadores braçais. Isso porque uma grande quantidade de energia é consumida quando se vive nesse constante estado de alerta mental e é justamente isso que traz a sensação de cansaço.

Você também pode se interessar por: O que é Saúde Emocional. Como cuidar.

Alguns sinais que você está sofrendo com o excesso de informação mental

  • Acordar cansado
  • Dores de cabeça
  • Dores Musculares
  • Sofrer por Antecipação
  • Dificuldade de manter o foco
  • Déficit de memória
  • Esquecimento
  • Dificuldade de conviver com pessoas lentas

Tudo isso revela uma mente estafada. E ao final de um longo tempo permanecendo nessa situação a saúde física e mental acabam sendo impactadas.

Mas o que fazer

Urgências e excesso de tarefas estão adoecendo as pessoas. Entretanto, não há como fugir completamente dessa overdose de informação e preocupação. Mas alguns caminhos podem ajudar a conviver com ela de forma mais harmoniosa e com impactos diminuídos para a saúde.

Começar a dar mais atenção em como está a correria do seu dia e como seu corpo e mente estão respondendo a isso é de vital importância. Frequentemente nesse ritmo acelerado é considerado tão normal que a pessoa se envolve a ponto de não se percebe o quanto que já pode estar sendo prejudicial. Dessa forma, conseguir identificar se você está chegando no seu limite por conta desse excesso é importante.

Relaxar e procurar por momentos de descanso fazendo algo que goste ou simplesmente não pensar em nada já é um grande começo. Além de ser agradável é uma das principais coisas que se pode fazer nessa situação!

Veja todos os artigos sobre Saúde Emocional

Não espere adoecer para se cuidar!

E se você conhece alguém que esteja passando por isso mostre sua preocupação e compartilhe este material com ela!

Referências

El País – O cérebro queima em um dia as mesmas calorias que correr meia hora. Então, pensar muito emagrece? 27/11/2018 – Disponível em https://brasil.elpais.com/brasil/2018/11/23/ciencia/1542992049_375998.html

Inês Soraia Cercas Marcelo – Eficácia da Supressão e da Exposição no Controlo de Pensamentos Indesejados – Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica 2014

Organização de Denise Brunholi com co-autorias (Andreia Naumann) – Quando a Ansiedade a mil – conheça cada cada transtorno e saiba como proceder – Livro Digital 2020.

Fique Por Dentro de Suas Emoções

Assine Nossa Newsletter

Fique Por Dentro de Suas Emoções

Assine Nossa Newsletter

Últimos Posts

Sobre a Autora

Categorias

Gostou? Compartilhe!

Talvez você se interesse por...

Dúvidas e Agendamento? Entre em contato!