Você tem Medo de se Expor nas Redes Sociais?

Medo de se expor nas redes sociais

O que você vai encontrar...

Medo de se expor nas redes sociais

Medo de se expor

Sentir medo de se expor nas redes sociais é o suficiente para que um projeto tão importante deixe de sair do papel.

Muitas vezes evita-se passar por esse desconforto simplesmente fugindo do momento da exposição. Nem sempre isso é perceptível e, na maioria das vezes, é um processo inconsciente. E, outras vezes o processo é mais consciente: “Amanha eu faço”, “Hoje estou sem tempo”, “Antes disso preciso fazer um curso pra aprender a falar melhor”…

É justamente nesse cenário de fuga que o plano vai sendo deixado para depois e se postergando…postergando… e quando se vê já se passaram semanas, meses ou anos e algo tão importante não foi colocado em prática.

Toda vez que se pensa em avançar surge a sensação de existir uma barreira quase que invisível, difícil de explicar, e que impede de prosseguir.

Essa procrastinação não acontece por acaso e existem razões para seu aparecimento. Os motivos são diversos, porém alguns são mais comuns:

  • Medo do que os outros vão pensar
  • Medo das críticas
  • Perfeccionismo
  • Fuga das Críticas e Objeções

Medo do que os outros vão pensar

O medo do que os outros vão pensar é disparado o ponto que mais trava. Só de imaginar que aquela pessoa que você admira tanto e acha super inteligente pode ver seu artigo ou vídeo, já faz pensar: “O que ela vai achar disso…” ou “E se ela ver que falei alguma besteira…”

Pessoas assim tendem a acreditar que estão o tempo todo sendo avaliadas. E tomam como base de sua crença os seus próprios rígidos critérios de autoavaliação, ou seja, acredita que as outras pessoas possam estar avaliando ela de uma maneira tão rígida quanto faz com ela mesma.

Desta maneira a segurança emocional e auto estima fica à mercê da opinião das outras pessoas e, assim, corre-se o risco de sempre se sentir inseguro. Pois, enquanto não acreditar que haverá aprovação, não haverá realização.

E você já parou para pensar que, ao contrário do que se acredita, essas pessoas podem até ter a mesma visão que a sua? Nem sempre a recepção vai ser ruim! Mas a insegurança faz temer sempre pelo pior.

Claro que qualquer ser humano deseja ser admirado e adoraria que todos gostassem dele… não é? Mas sabemos que a realidade não é bem assim.

O Medo das Críticas

O receio de receber críticas também é muito comum e impede o avanço para a conquista da uma realização profissional. Muito provavelmente as críticas vão aparecer e é preciso aprender a lidar com elas. A medida que os trabalhos de exposição vão evoluindo e as críticas aparecendo o aprendizado vai vindo com o passar do tempo.

Perfeccionismo

Uma outra sensação que aparece muito é a de não se sentir preparado o suficiente com o assunto que quer falar. Por mais que conheça o conteúdo a busca por aprimoramento é contínuo. Sempre acredita que precisa aperfeiçoar ainda mais para então começar. E quando esse aperfeiçoamento é conquistado uma nova demanda surge e lá vai a pessoa novamente buscar por mais conhecimento do assunto que acredita não dominar. E assim o tempo passa e nunca se sente preparada para iniciar a exposição de seus trabalhos.

Uma forma de se proteger

A tentativa de fugir dessas críticas, objeções e empecilhos é uma maneira de se proteger e evitar passar por esse processo desagradável que precede o momento de exposição. E a medida que essas sensações aparecem vão paralisando os sonhos e projetos.

E quando o medo toma uma proporção maior a postergação entra em cena, a pessoa se sente ainda mais incapaz e insegura e se depara com uma outra situação: a ansiedade.

Não conseguir avançar a deixa ainda mais ansiosa. É um ciclo composto pelo desejo, insegurança, procrastinação e ansiedade.

E como superar?

Perceber que existem barreiras que o estão bloqueando a se expor nas redes sociais é o primeiro passo.  Identificar e compreender as próprias vulnerabilidades e dificuldades ajudará a se entender. Esse passo é importante porque vocë precisa saber quais são eles para então saber por onde começar a superá-los.

Dependendo da intensidade é possível superar sozinho, assim que se sentir encorajado a iniciar.

Todo começo gera insegurança por não ser conhecido, e isso é normal. Ter a coragem de dar o primeiro passo é o começo para perceber que a barreira que tanto causa desconforto pode ser superada. E só poderá ser vencida quando essa iniciativa se tornar possível – seja para iniciar a exposição ou para buscar ajuda de um profissional para te ajudar nessa empreitada. E não há nenhum problema nisso! O importante é poder ter a oportunidade de se expor sem receios!

Saiba Tudo Sobre Autoestima

Exercício para quem tem urgência em se expor

Se você tem urgência porque precisa apresentar um trabalho ou algum conteúdo nas redes sociais experimente fazer o exercício abaixo. Ele foi desenvolvido pelo médico Richard Moss. A base está no processo energético envolvido no carisma dos oradores e de algumas pessoas que conseguem, por meio da fala, prender a atenção dos ouvintes. Quando um orador é capaz de acionar sua energia se torna carismático.

No dia de se expor reserve alguns minutos para ouvir uma musica estimulante, dançar sozinho, movimentar-se, espirar profundamente e, até mesmo se aquecer com exercícios aeróbicos. Essas medidas ampliam a energia do corpo, liberando na corrente sanguínea substâncias responsáveis pela sensação de bem estar, que por sua vez estimula a autoconfiança, ampliando as possibilidades da comunicação.

Além de aquecer é possível sentir a diferença da energia! Essa energia criada faz você se sentir bem e  é sentida pelos ouvintes, o que o fazem prestar mais atenção no que você está dizendo.

Referência

Mascarenhas, Denise – Timidez a expressão de si mesmo – 2007 – Editora Leitura

Assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber as novidades sobre Saúde Emocional que vão te ajudar a desenvolver a capacidade de administrar suas emoções.

Assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber as novidades

Fique Por Dentro de Suas Emoções

Assine Nossa Newsletter

Fique Por Dentro de Suas Emoções

Assine Nossa Newsletter

Últimos Posts

Sobre a Autora

Categorias

Gostou? Compartilhe!

Talvez você se interesse por...

Dúvidas e Agendamento? Entre em contato!