O Conflito Gerado na Indecisão
O conflito interno é a experiência de se ter duas forças contrárias que agem ao mesmo tempo no psicológico. Isso quer dizer que um desejo, impulso ou sentimento que diz para você ir por um caminho enquanto que alguma coisa interna diz que se for por aí pode se arrepender. O que acaba virando um dilema e gera uma grande indecisão. Quem está indeciso tem, de um lado, o desejo de satisfazer sua vontade, e de outro, algum motivo impedindo que esse desejo seja realizado.
Veja aqui tudo sobre Saúde Emocional
O que pode Gerar
Normalmente, o que impede a realização daquilo que quer são crenças pessoais ou culturais que levam a razão a dizer não à vontade da pessoa, o que gera um embate entre a razão e emoção.
Preocupação com o outro
A emoção, que neste caso é o desejo, quer satisfazer suas vontades, sonhos, ambições, mas muitas vezes esses desejos são contrários ao que pessoas próximas acreditam ser a melhor escolha. Fazer o que deseja ou fazer a vontade da uma outra pessoa é a causa de uma indecisão.
Neste caso, o conflito está relacionado a uma outra pessoa. Há uma preocupação com o que o outro vai achar sobre sua decisão. Essa preocupação acaba sendo maior que o próprio bem estar de quem precisa decidir. Isso quer dizer que gostaria de tomar uma decisão conforme sua vontade, mas está preocupado com o que o outro vai pensar. Não sabe quem agradar, fica indeciso, não se posiciona. O problema está instalado.
Essa preocupação pode estar ligada a Autoestima. Saia Mais: O que é autoestima. Quais os impactos na sua vida
Zona de conforto
Outra forma de gerar conflito é quando se tem algo que se quer muito, mas para alcançar é necessário tomar atitudes que tira a pessoa de sua zona de conforto, gera medo e insegurança. Esses incômodos surgem ao longo da trajetória e podem ser bem difíceis de solucionar. É exatamente entre o muito querer e os problemas a serem enfrentados que surge a dúvida: Seguir ou Parar?
Neste caso, a dúvida está entre a pessoa e ela mesma, entre assumir os problemas, mas ter a chance de sucesso, ou permanecer onde está e não ter problemas. Infelizmente, muitas são as pessoas que vivem anos ou grande parte da vida com esse conflito. Sofrem por um longo período sem saber o que fazer e como resolver esta situação que gera muita angústia e dor. E muitas vezes ficam sofrendo sozinhas sem conseguir decidir e assim viver uma vida mais bem estar.
Fique por Dentro de Suas Emoções!
Assine nossa newsletter e embarque nessa jornada emocionante. Conecte-se consigo mesmo e com uma comunidade apaixonada por autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Sua evolução começa aqui!
Fique por Dentro de Suas Emoções!
Assine nossa newsletter agora e embarque nessa jornada emocionante. Conecte-se consigo mesmo e com uma comunidade apaixonada por autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Sua evolução começa aqui!
O custo da Indecisão
O primeiro custo da indecisão é o tempo que se perde enquanto não se define o caminho a seguir. O que implica também em demorar para colher os resultados de sua escolha.
O segundo custo da indecisão é a ansiedade. Indecisão nos deixa nervosos e agitados, o que causa stress, cansaço e até doenças. A decisão traz alívio, mesmo que momentâneo, mas a falta de escolha pode enfraquecer o corpo por um longo período de tempo.
A indecisão ainda causa tormento. Enquanto a decisão nos leva à ação, a indecisão nos leva ao bloqueio. Decisão leva a enfrentar a vida; indecisão faz querer fugir dela. Para dar um fim à aflição, muitas vezes acabamos tomando decisões ruins e precipitadas.
Uma atitude que é comum acontecer é a pessoa ficar pensando o que poderia ter acontecido se tivesse decidido por um caminho diferente do que tomou. Após tomar uma decisão, imaginar o que teria acontecido caso tivéssemos escolhido a outra alternativa é perder duplamente. Isso porque você deixa de desfrutar o presente além de que não é possível voltar ao passado para mudar a escolha. Portanto, siga com a decisão que tomou!
Você também pode se interessar por: O que é Saúde Emocional. Como Cuidar.
A Culpa
O medo de errar está sempre rondando quem está indeciso e é uma das principais causas da indecisão. Isso porque a falha pode gerar culpa e mexer muito com seu estado emocional.
A culpa não ajuda a reverter as decisões. Ela te prende ao passado e faz afundar cada vez mais nos erros. Ficar remoendo o momento em que foi feita a escolha ruim é ainda pior. A culpa não melhora a situação. Você já sofre as consequências próprias do erro e ficar remoendo é um peso extra que você não precisa carregar. Além de acrescentar tensão e estresse ao corpo e mente.
Para finalizar quero dizer que errar não é o fim do mundo. Todo ser humano erra e com você não é diferente.! Se permita errar. No entanto, se sua decisão acabou não sendo a melhor então levante a cabeça e aprenda com as falhas. Siga em frente. As pessoas de grande sucesso erraram muitas vezes e nem por isso desistiram, mas continuaram até conquistar seu lugar de destaque. E você pode fazer o mesmo!