Narcisismo é normal?
Do ponto de vista da psicanálise narcisismo não é necessariamente uma patologia, mas um aspecto normal da condição humana. O que isso significa?
O narcisismo, nesse contexto, significa o investimento de libido, ou seja, o amor pelo próprio ego. Isso quer dizer que, em certo grau, todo ser humano é narcisista porque ama o seu próprio ego, identidade e imagem. Em outras palavras, todo mundo, em alguma medida, ama a si próprio e tem paixão pela própria imagem.
Portanto, o narcisismo é uma característica normal da natureza humana desde que seja um narcisismo saudável e equilibrado! Isso significa que a pessoa ama equilibradamente o seu ego, sem excesso ou deficiência.
Narcisismo Patológico
Por outro lado temos a imagem do narcisista patológico caracterizado pela falta de empatia, incapacidade de considerar o ponto de vista alheio, priorização constante dos interesses pessoais e manipulação dos outros para atender às suas vontades. No entanto, o narcisista patológico nem sempre se apresenta dessa forma, o que aumenta o risco de diagnósticos equivocados. Por essa razão, identificar um narcisista patológico requer uma análise aprofundada.
Você também pode se interessar por: Amar sem Sofrimento: Dicas para Romper com a Dependência Emocional
Como fazer essa análise mais profunda?
Observando de perto um narcisista patológico, fica evidente que sua verdadeira intenção não é ajudar. Mesmo que pareça ser bastante compreensivo essa compreensão não reflete uma preocupação genuína com o estado emocional do outro. Olhando de longe você até pensa que ele seja uma pessoa boa e altruísta, que não está apenas buscando seus próprios interesses e se importa verdadeiramente com os outros. No entanto, a verdadeira intenção não é bem a que parece à primeira vista.
A característica chave para reconhecer o narcisista patológico, segundo a visão da psicanálise, é o foco excessivo em si mesmo. Mesmo que suas ações pareçam moralmente louváveis, a preocupação última está direcionada para o próprio indivíduo. É um jogo onde ele se torna o vencedor final, se olhando no espelho ao final do dia como “o cara” generoso e benevolente.
Saiba Tudo Sobre Dependência Emocional
Portanto, a empatia, a identificação e a consideração pelos interesses dos outros não são critérios para identificar um narcisista patológico do ponto de vista psicanalítico. O importante é avaliar por que a pessoa age dessa forma.
Assim, se pensarmos que todos nós temos um pouco de narcisismo, é importante perceber que o narcisismo patológico vai além, e envolve um amor exagerado pela própria imagem. No fundo, a intenção principal é a de satisfazer a si mesmo.
Esse tipo de narcisismo pode ser sutil e passar despercebido, pois a pessoa pode parecer compreensiva e generosa. Contudo, é na análise mais aprofundada que a natureza da patológica se revela. No final das contas, é através dela que a verdadeira intenção será percebida.